Pular para o conteúdo principal

Olhos fechados para as drogas


O desespero leva uma mãe, em Feira de Santana, a acorrentar seu filho adolescente adicto ( dependente químico). Pobre, moradora de uma favela ( que em Salvador, não sei porque, usam o nome de invasão) e, pelo visto, sem o apoio de família e amigos. Tivesse essa ajuda, ele não estaria recebendo maconha dos seus “ amigos”, que não o querem livre da droga. Sem emprego e sem dinheiro para pagar pelo seu vício, acumulou dívida com traficantes e está ameaçado de morte.

A Invasão da Jussara, onde mora esse jovem e sua desesperada mãe, fica ao lado do conjunto residencial Feira X, o maior da cidade, que é um dos locais de maior incidência de tráfico na cidade, segundo a Polícia Civil.

Aí eu me pergunto: se a polícia sabe que ali é um dos locais de maior incidência de tráfico na cidade, porque não age. Vai esperar que o problema se consolide e ganhe as mesmas proporções que nos morros do Rio de Janeiro? Em Salvador, os traficantes agem livremente em quase todos os bairros. Nas invasões conhecidas por Soronha e Suburbana, nas imediações do San Rafael, eles vendem de tudo, principalmente crack, a mais perigosa e que provoca maior dependência, segundo especialistas. Completamente controlados pelo crack, os dependentes vendem tudo o que ele ou sua família têm e depois roubam para comprar as pedras.

No Conjunto Residencial Recanto das Ilhas, os pais não sabem mais o que fazer: muitos jovens estão sucumbindo ao chamado do crack, que é vendido ali na rua, nos becos entre os prédios. Em Itapuã, as “ bocas” são de conhecimento de quase todo mundo, que silenciam com medo. Em outros bairros ocorre o mesmo. Outro dia cuidava do jardim da minha casa e ouvi dois meninos conversando na rua: " eu cheiro cocaína, fumo crack..hahaha", dizia um deles. Não resisti a curiosidade, subi na escada e olhei por sobre o muro. Senti um aperto no coração. Eram dois garotos de uns 13 ou 14 anos, com farda de uma escola pública localizada nas imediações da Vila da Aeronáutica (Piatã/Itapuã). A Polícia certamente sabe de tudo. Por que não age? Não é prender os usuários – esses precisam de tratamento. É prender os que vendem – estes sim, que não usam a droga; apenas as usam para acorrentar os jovens – primeiro oferecendo de graça, depois vendendo. São ofertas de viagens que nem sempre têm volta.

Estou aprendendo que a dependência química é uma doença e que precisa de tratamento. Mas o Poder Público tem feito pouco em relação a isso. O Cetad prefere trabalhar com a “ redução de danos”. Em outras palavras, que o usuários saiam de uma droga mais pesada e use uma mais leve. Se é doença, o adicto não pode usar nenhuma. É como o hipertenso, que deve evitar o sal; ou o diabético, que deve evitar o açúcar; como o alcóolatra, que deve evitar o primeiro gole. É uma doença sem cura, mas que tem recuperação e deve ser tratada como tal.

Segundo especialistas, a dependência química é tratável, embora não se possa curá-la. Seus sintomas podem ser detidos através da abstinência total de toda e qualquer substância química que altere o humor. Além da abstinência, a vulnerabilidade do dependente químico à recaída pode ser controlada através de mudanças permanentes no estilo de vida, atitudes e comportamento.

Se existem clínicas particulares, como o Centro de Tratamento Químico Vila Serena, que se propõe a orientar o dependente de drogas a reescrever sua história e se fortalecer para sair do vício, com um resultado positivo de cerca de 60%, porque o Poder Público não pode fazer o mesmo? Tanto dinheiro é desperdiçado. Tanto dinheiro desviado de suas funções. Vamos olhar um pouco para os milhares de jovens – seja de famílias carentes ou abastadas - que estão nas mãos de traficantes. Vamos cuidar também das famílias, co-dependentes, que perdem o rumo das suas vidas por causa do vício do seu familiar. Talvez assim possamos dizer que ajudamos o nosso país a reescrever sua história.

Comentários

  1. OLÁ, MEU NOME É (ALDSJ), SOU UM ADICTO EM BUSCA DE RECUPERAÇÃO, TENHO 24 ANOS, MORO EM SALVADOR, COMECEI O USO DE DROGAS AINDA NA INFÂNCIA, NÃO CUPO MINHA FAMÍLIA NEM SUPOSTOS "AMIGOS", A DOENÇA É MINHA. EM 11 DE ABRIL DE 2007 APÓS TER VENDIDO TUDO QUE TINHA DENTRO DA MINHA CASA PARA FAZER O USO DE CRACK, FUI INTERNADO NA VILA SERENA (CENTRO DE TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA) QUE USA COMO TRATAMENTO OS DOZE PASSOS DE NARCÓTICOS ANÔNIMOS, VI MUITA COISA RUIM LA DENTRO MAIS TAMBÉM VI MUITO MAIS COISAS BOAS, SOU MUITO GRATO PELA OPORTUNIDADE QUE MINHAS TIAS ME DERAM E DA TERAPEUTA VALÉRIA DA VILA SERENA, MAIS MESMO COM ESSA FORÇA TODA NÃO ADIANTOU, ATÉ CONSEGUIR FICAR LIMPO QUASE SEIS MESES MAIS NO DIA DOS PAIS TIVE UMA RECAIDA E DE LÁ PRA CÁ NÃO TENHO CONSEGUIDO FICAR LIMPO NEM 90 DIAS.
    MEU PONTO DE VISTA É QUE DROGAS É SIM UM PROBLEMA SOCIAL MAIS NINGUÉM VAI NO BAIRRO DO RICO, SÓ OLHAM PRO POBRE FAVELADO, MAIS NÃO DIVULGÃO O QUE O RICO ROBOU NA RUA PQ SUA FAMÍLIA TEM INFLUÊNCIA.
    SÓ POR HOJE QUERO FICAR LIMPO E SER FELIZ ENQUANTO AINDA TENHO SAÚDE, PEÇO DESCULPAS A TODOS QUE MACHUQUEI.
    VANDA, PARABÉNS CONTINUI COM ESSE TIPO DE TRABALHO E QUE DEUS ESTEJA SEMPRE CONOSCO.

    ResponderExcluir
  2. Imagino como deve ser dura a sua batalha. É importante que, nessa luta, você tente, ao menos, visualizar o que (e quem) lhe dá forças e o que (e quem) as tira de você. Amar a si mesmo é fundamental, creio. A minha intenção, ao escrever sobre isso, é alertar, mas, principalmente, fortalecer o meu amor por um adicto que faz parte da minha vida, um amor muito grande, mas cada vez mais com desligamento, para ajudá-lo a crescer. Agarre-se a todas as oportunidades. Perder uma delas lhe enfraquecerá. Siga em frente. Confie na força que Deus lhe deu para essa caminhada. Um abraço de mãe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere