Pular para o conteúdo principal

Quatro requisitos para casar

Estavam reunidos em um bate-papo, durante comemoração de aniversário de uma amiga, quatro ou cinco jovens casais de namorados, entre 21 e 25 anos. Na pauta,  os principais requisitos para casar. "Abelhuda" contumaz, fui convidada a dar meu pitaco, que passo agora pra vocês.

1º requisito - Estar namorando, noivando ou morando com alguém com quem tenha amizade, cumplicidade, bom sexo e com quem dê boas risadas. Os orientais já diziam isso. Viver com alguém requer um exercício constante, que exige não apenas paixão. Esta passa com o tempo. Tem que ter amor, tolerância e paciência para que, juntos, encontrem o equilíbrio da relação. Se desde o namoro há brigas constantes, ciúmes exagerados e frustrações por o(a) outro(a) não ser o que você gostaria, não será o casamento que vai mudar isso. Se cada um se dispõe a se adequar para fazer a outra pessoa mais feliz; se há disposição para a divisão de tarefas; se há disposição em compartilhar momentos em atividades em que um goste mais que o outro... há mais chances, em meu entender, de um casamento dar certo.

2º requisito - Cada um deve ter a sua profissão. Seja ela por formação (diploma superior) ou não. É importante que o casal cresça junto: intelectualmente, moralmente e materialmente. Claro que há casais que não preencheram esse requisito e vivem juntos há mais de 20 anos.  Mas, no geral, quando um depende do outro, a coisa se complica mais. Hoje tudo é mais caro. Se os dois têm uma profissão que lhes dê uma boa remuneração, mais rapidamente conseguirão fazer os investimentos - ou aquisições materiais - mais rapidamente. Vale lembrar que casar com tudo dado pelos pais ou família é muito fácil, mas não prepara para enfrentar desafios futuros. O bom é conquistar por si mesmo, juntos, a partir da vara de pescar dada pelos pais: a formação que lhe garantiu uma profissão à sua escolha. Quanto mais cedo se conclui os estudos (ops! Estudos nunca são concluídos... o aprendizado é constante) formais, mais chance de preencher o requisito seguinte.

3º requisito - Ter emprego. Fundamentalíssimo!!! Um amor e uma cabana é utopia romântica e está mais que provado que não funciona. Para facilitar o entrada no mercado de trabalho, mostre interesse na profissão escolhida desde a faculdade. Busque estágios, faça network. Aprenda que as redes sociais é também para mostrar seu potencial e não apenas para publicar bobagens que nos faz rir. A não ser que ganhe dinheiro com isso. Não ter dinheiro no final do mês para pagar as contas desestabiliza a maioria dos casais, por mais amor que tenham. A fase de namorar, ou ficar, com alguém que não tem interesse em estudar ou trabalhar, interesse em crescer, só porque é bonitinho(a) ou gostosinho(a) é apenas na adolescência. E mesmo assim deve ter cuidado, porque o sexo começa cada vez mais cedo e transar pode significar a chegada de um bebê. E aí? Aí, o bicho pega!

4º requisito - Ter onde morar. Quem casa deve querer casa. Morar na casa dos pais é o Ó. Sei que muitos jovens hoje vivem um casamento fake na casa dos pais, só tendo o bom do casamento: o sexo. Não contribui com nada nas despesas da casa. Come, bebe, transa, dorme, vê TV, tem carro à disposição... Quando vão enfrentar a vida sozinhos, tendem a se separar nas primeiras dificuldades financeiras. Então, ter onde morar é essencial, seja alugado ou próprio. Por isso é bom retomar um costume da minha geração que foi deixado pra trás com o apoio de pais protetores: o de se preparar para casar assim que tem certeza que o primeiro requisito está devidamente preenchido. Diminuir os gastos com as baladas e com roupas e outras coisitas, fazer uma poupança tão logo tenha renda própria (pode começar de pouquinho, já a partir do estágio profissional) ajuda e muito.

Acha que vai demorar muito? Depende de cada um. Quanto mais foco tiver, mais rápido se conquista o emprego, a casa e pode se pensar em filhos. Só recomendo não deixar pra pensar nisso - filhos - depois dos 30 anos, principalmente para as mulheres. A vida está muito estressante e a fertilidade pode dar uma reviravolta lhe deixando na mão. Enquanto não estão prontos, monitorem a fertilidade com exames periódicos.

No mais, amar é bom. Casar é bom. Viver junto pode ser um pouquinho difícil ou muito difícil. Vai depender de como você viveu cada etapa. Se formos sinceros conosco, poderemos ver o potencial do nosso futuro.

Torço pra ver esse grupinho casado e com bebês lindos!.

E você? Quais os requisitos e a ordem deles para casar, em sua opinião? Confabule comigo

Comentários

  1. Adorei o post! Já tenho praticamente todos os requisitos, só falta o mais difícil de tudo: o noivo! hahahaha Brincadeiras a parte só complementando o seu texto, temos que respeitar a individualidade do parceiro, se ele gosta de jogar futebol mas isso te irrita aproveite esse horário para fazer algo que você curte muito, é bom sair arejar um pouco trocar experiências com outras pessoas, aprender coisas novas, isso dá uma renovada e mais pique pra relação, é fundamental disponibilizar um tempo para nós mesmos, isso dá bastante gás para vivermos mais em harmonia com a pessoa que escolhemos para caminhar lado a lado conosco. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bem dito, Jackie. Respeitar a individualidade é, também, fundamentalíssimo, mas não necessariamente só para casar. No namoro já deve ser exercitado. Também é utopia romântica achar que o amor faz dois virar um. Só se apaixona por si mesmo o narcisista, pois não?

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, na vida, existe esses quatro passos (ou requisitos). Mas, dentre eles, somente o segundo e o terceiro é o que está em andamento (ou já está andando, no caso).
    Por outro lado, acabei pulando o primeiro requisito.
    Foi bom pra mim, foi! Só que não é nada fácil!!!
    Mas eu gostei muito das dicas, minha tia querida. :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Melhor pra você que já tem o segundo e o terceiro, Thiago. Assim fica menos angustiante quando preencher o primeiro requisito. Um cheiro.

    ResponderExcluir
  5. Belas reflexões, Vandinha. E acrescento um quinto critério, bastante necessário quando só o primeiro se efetivar: um plano B. Assim, sempre se dará um jeito, com paciência e criatividade se alcança qualquer objetivo, quando a intenção é sincera e pautada no amor.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, Vanda, me 'exclui' logo no primeiro requisito. :(
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Chico. Acho importante, sim, ter o plano B. Afinal, nem tudo é certinho. E acrescento aqui outro ponto. A ordem dos requisitos não tem que ser seguida a risca, mas os próprios requisitos são importantes.

    ResponderExcluir
  8. Não desista, Cintia. Você tem um bocado de outros requisitos. Um cheiro.

    ResponderExcluir
  9. Sabias palavras, muito interessante e pura verdade!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere